Solicite um Orçamento

Protocolo Digital: serviço apresenta nova versão que permite resposta ao cidadão

Data: 07/12


Protocolo Digital: serviço apresenta nova versão que permite resposta ao cidadão

Protocolo Digital ganha novas funcionalidades. O serviço que permite ao cidadão protocolar remotamente documentos em órgãos públicos pela plataforma gov.br, passa a contar com uma integração ao login de representante de pessoas jurídicas e com o módulo de resposta ao cidadão.

A nova versão começa a ser implementada ainda neste ano, em formato piloto, e será expandida para os 43 órgãos que já utilizam o Protocolo Digital a partir do ano que vem.

O módulo de resposta permite que o órgão público se comunique com o solicitante, de forma simplificada e 100% eletrônica, diretamente pelo Sistema de Processo Eletrônico (SPE).

Por meio do sistema, a área responsável no órgão pela demanda consegue solicitar ajustes, informações complementares, documentos e, até mesmo, encaminhar a resposta final ao solicitante.

O cidadão recebe o retorno do órgão diretamente pela plataforma gov.br, na qual foi realizada a solicitação. Quando a resposta é enviada pelo órgão, o solicitante é notificado e a demanda é concluída.

Por fim, assim que a resposta é acessada pelo solicitante, o módulo emite um documento automático, que comprova o recebimento da resposta.

A nova funcionalidade facilita a interação com o órgão e agiliza o atendimento ao cidadão, além de proporcionar economia de tempo e de recursos públicos e tornar o processo mais eficiente e transparente para toda a sociedade.

Desde junho de 2020, quando o Protocolo Digital foi criado, mais de 1 milhão de protocolos já foram abertos digitalmente pelos cidadãos no governo federal.

O cadastro de colaboradores para protocolar documentos em nome de uma empresa, que também é novidade na nova versão, é realizado na própria plataforma gov.br.

Com o Protocolo Digital, cidadãos e empresas podem enviar solicitações, requerimentos, pedidos e demais documentos de forma eletrônica, prática e gratuita, sem a necessidade de se deslocar ou gastar com o envio de correspondência. 

A solicitação pode ser acompanhada pela plataforma gov.br e a lista dos órgãos que já oferecem o serviço para a população pode ser acessada pela página Protocolo Digital.

Compatibilidade com os órgãos
A nova atualização do Protocolo Digital (versão 7) e o módulo de resposta possuem compatibilidade com o Sistema Eletrônico de Informações (versão 4.0 ou superior) e com o Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede – Super.GOV.BR (Base SEI). 

Os órgãos que não possuem o Protocolo Digital podem obter informações sobre a adesão no Portal do PEN.

Quem pode utilizar 
O Protocolo Digital pode ser utilizado por pessoas físicas na qualidade de interessadas ou de representantes de empresas, associações da sociedade civil ou outros órgãos e entidades da administração pública. 

É necessário ter cadastro no gov.br. Quem não possui conta na plataforma, pode se cadastrar. 

Como aderir 
A solução está disponível para órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional pelo Departamento do Processo Eletrônico Nacional em Rede em parceria com a Secretaria de Governo Digital, ambas do Ministério da Economia. 

O objetivo é incentivar o processo de digitalização do atendimento de protocolo prestado à sociedade. 

Fonte: Contábeis


Fale Conosco!
Subir ao topo